
A viagem que leva a São João del Rei é feita a bordo de uma locomotiva a vapor americana do início do século 20. São 13 quilômetros, percorridos em cerca de meia hora, margeando o rio das Mortes e descortinando a serra de São José. O passeio termina na antiga Estação Rodoviária, inaugurada em 1881. A Maria-Fumaça funciona somente nos finais de semana.
A Maria Fumaça ganhará novos horários durante o feriado do Dia do Trabalhador. Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, a locomotiva terá saídas extras, com o objetivo de atender a maior demanda de turistas que transitam entre as duas cidades históricas.
Tiradentes: 11h, 14h e 17h
Tiradentes: 11h, 13h, e 15h e 17h
Tiradentes: 11h e 14h
Viagem
A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar belas paisagens, como o Rio das Mortes e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes.
A estação de São João del-Rei é uma atração à parte. No prédio, também construído no século XIX, funciona o Museu Ferroviário inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a Efom nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.