Pousada Aromas da Montanha

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A igreja mais antiga da cidade foi construída por escravos e tem uma torre inacabada. O altar-mor é todo folheado a ouro e feito em estilo rococó, enquanto o arco de pedra de cantaria é decorado com a pintura ‘Os 15 Mistérios do Rosário’. Nos altares laterais estão diversas imagens de santos negros como São Benedito e Santo Antônio de Categeró.

Uma visita atenta à Igreja Nossa Senhora do Rosário reserva muitas surpresas aos visitantes de Tiradentes. Trata-se de uma das igrejas mais antigas da cidade, com data de construção de 1708. Nossa Senhora do Rosário era adorada pelos escravos e eram justamente eles que frequentavam o local. O único branco a entrar na igreja era o padre, durante a realização das missas.

A igreja possui ouro no seu interior, assim como a Matriz de Santo Antônio (destinada aos proprietários de terra e de escravos), mas isso era mantido em segredo pelos frequentadores. Como isso era possível? A porta frontal da construção ficava constantemente fechada e os negros entravam somente por uma porta lateral, de onde não era possível visualizar o ouro contido dentro da igreja.

Outro ponto interessante é que o interior da igreja possui símbolos da religião católica e também das religiões africanas, principalmente do candomblé, fruto do contato com diversos credos vivenciados pelos escravos.

Você conhece o Santo Elesbão? Saiba que a imagem dele é uma das principais atrações da igreja Nossa Senhora do Rosário. Fiéis pedem ajuda ao santo para a compra da casa própria e retornam à igreja para agradecer e deixar pequenas casinhas próximas à imagem do santo, como prova da graça alcançada. Elesbão foi um rei negro, cristão fervoroso, que viveu na Etiópia no século VI.

ENDEREÇO: Praça Padre Lourival.